Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Execução extrajudicial é anulada por descumprimento da própria lei

    Outro motivo é ausência de citação formal.

    Publicado por Augusto Machado
    há 10 anos

    O Instituto do Mutuários e Defessa dos Consumidores - IMDEC, que represento, acaba de vencer mais uma ação anulatória de ato jurídico referente a execução extrajudicial promovida, normalmente, pela Caixa Econômica Federal.

    Nos casos em que atuou, diretamente ou por intermédio de seus parceiros advogados, o Instituto conseguiu provar que a CEF não cumpre a lei expropriatória (Decreto Lei 70/66) e deixa de apresentar documentos obrigatórios, além de se valer da prática de citar o executado via editais.

    Gostaria de compartilhar esta vitória com todos aqueles que labutam nesta área do Direito e dizer que, finalmente, encontrou-se o "remédio" que faltava para defender os mutuários da habitação que, por alguma razão, deixou de pagar algumas prestações do financiamento e acabou por perder tudo aquilo que havia investido, além de sua dignidade.

    O Instituto vem, há muito tempo, insistindo na tese (na verdade realidade) de que a CEF excede na execução extrajudicial ao cobrar as chamadas comissões de permanência cumuladas com a mora legal, além de utilizar demasiadamente das citações editalícias, principalmente quando o mutuário executado reside no imóvel objeto do financiamento.

    Ocorre que não se pode comprovar o excesso de execução, sem uma ação judicial própria, porque a CEF não junta ao processo administrativo qualquer documento no qual o mutuário encontre tais excessos. Daí a necessidade de requerer a exibição em juízo.

    Como restou comprovado nas ações promovidas pelo IMDEC e seus parceiros, a CEF se nega a exibir o documento comprobatório do ilícito, ainda que por ordem judicial e, com isto, não deixa ao juiz da causa outra solução senão anular todos os atos.

    • Sobre o autorperito em cálculos financeiros
    • Publicações2
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações203
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-extrajudicial-e-anulada-por-descumprimento-da-propria-lei/129074044

    Informações relacionadas

    Fábio Peres, Bacharel em Direito
    Artigoshá 3 anos

    Execução de título extrajudicial

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    22. A Advocacia e a Execução Extrajudicial

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Alienação Fiduciária de Bens Imóveis - Vol. X - Ed. 2022

    Petição Inicial - TJSP - Ação de - Execução Extrajudicial - - Cheque sem Fundos - - Execução de Título Extrajudicial

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 10 meses

    Processo de Execução e Cumprimento de Sentença: Temas Atuais e Controvertidos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)